De Wiki HL7 Brasil

HL7: Health Level Seven International
Código de Ética e Conduta Profissional

Muitas organizações profissionais e de padrões dos Estados Unidos e de outros países, incluindo aquelas na área da saúde, possuem códigos de ética. Depois de receber sugestões de diversos membros da HL7, o Comitê Executivo do HL7 International decidiu criar um Código HL7 de Ética e Conduta Profissional. Foram revisados, e em alguns casos incorporados, partes dos códigos de ética da ASC X-12, HIMA, ACM, ECHO, e IEEE. O que se segue é o texto adotado pelo Comitê Executivo em Dezembro de 1994, atualizado em 2010, e traduzido e adaptado pelo Instituto HL7 Brasil em maio de 2015. Esperamos também que você, como um membro do HL7, endosse-o e respeite-o para o benefício de todos os participantes do HL7.

Um compromisso com a conduta profissional e ética é esperado de cada membro do HL7. Mais especificamente:

  • Somente negócios relativos e de interesse do HL7 devem ser tratadas em reuniões do HL7. Nelas, não deve ser distribuído sem autorização nenhum material ou apresentação orientado a marketing e comercialização de produtos e serviços que não sejam do HL7. Reuniões ou funções de interesse particular, bem como atividades de recrutamento, não deverão ser realizadas durante as reuniões e os horários de eventos promovidos pelo HL7.
  • Todos os membros do HL7 devem cumprir com as leis e regulamentos aplicáveis às organizações sem fins lucrativos, bem como respeitar o Estatuto Social e o Regimento Geral do Instituto HL7 Brasil, em consonância com o Manual de Governança e Operações do HL7 International (GOM), aprovados pelo comitê executivo e pela Assembléia Geral, bem como as leis de direitos autorais e marcas registradas aplicáveis em cada país ou caso (ver Regras de Uso de Marcas Registradas.
  • Os membros do HL7 promoverão, reconhecerão e apoiarão o uso adequado e autorizado das normas e padrões desenvolvidos pelo HL7. Da mesma forma, os membros do HL7 não apoiarão ou justificarão o uso indevido ou não autorizado das normas e padrões.
  • Os membros do HL7 não promoverão de forma não autorizada o uso dos padrões HL7 em seus produtos, serviços ou organização, ou na de terceiros.
  • Os membros do HL7 contribuirão, dentro do possível, com conhecimentos para promover o desenvolvimento dos padrões HL7. Ao mesmo tempo, os membros deverão respeitar acordos de confidencialidade, quando aplicáveis.
  • Os membros do HL7 não participarão de atividades de marketing de produtos e serviços não relacionados ao HL7 quando estiverem representando oficialmente o HL7 em congressos e conferências do setor, ou em outras reuniões de normatização.
  • O HL7 não endossará produtos ou serviços de qualquer membro.
  • Os membros do HL7 não participarão de atividades que possam dar a aparência de conflito de interesses entre o HL7 e organização do membro.