De Wiki HL7 Brasil

Instituto HL7 Brasil
Regulamento de Uso das Marcas Registradas da Health Level Seven International (HL7)

A HL7 (Health Level Seven) é uma organização internacional que tem trabalhado durante muitos anos para construir uma organização forte, que é conhecida mundialmente pela sua qualidade e integridade. As marcas registradas registradas da HL7 são uma parte importante do esforço aliado a essa reputação.

Quando você ou sua organização pretenderem referir-se ou utilizar qualquer uma das marcas registradas registradas da HL7 International, você deve estar em conformidade com as seguintes diretrizes.

As seguintes marcas foram registradas na Agência de Registro de Patentes dos Estados Unidos da América (US.Pat.Off), com abrangência internacional:

  • HL7®
  • HEALTH LEVEL SEVEN®
  • CONNECTED HEALTH BY HL7®
  • CCD®
  • FHIR®
  • GREENCDA ™

Ao fazer referência ao padrão FHIR® em um site, documentos, apresentações, flâmulas, bandeiras, vestimentas, ou de qualquer outra forma ou outro lugar, visualizado publicamente ou de destaque refira-se a ele por extenso como o Padrão HL7® FHIR®. Em usos subseqüentes, por favor, você poderá referir-se a ele como o Padrão FHIR® ou simplesmente FHIR®, usando o símbolo ® tão frequentemente quanto seja prático, e pelo menos uma vez em cada página do material impresso, geralmente em conexão com o primeiro uso, ou o uso dominante. O uso do logotipo registrado do FHIR também deve ser sempre acompanhado do símbolo ®.

A primeira referência à uma marca registrada da HL7 em um documento (por exemplo, no rodapé da primeira página ou ao final do mesmo), deve ser feita com a frase: "_________ é marca registrada da Health Level Seven". A única exceção é para referências à GREENCDA™ em que a a palavra "marca registrada" pode ser omitida.

O uso das marcas registradas da HL7 como parte de um nome de domínio URL ou para identificar um produto ou serviço particular sem o expresso consentimento por escrito da HL7 International é estritamente proibido. Exemplo: www.hl7-news.com.br

Qualquer uso de marcas registradas da Health Level Seven para marcar seu produto ou serviço, assim como qualquer utilização do logotipo do FHIR, devem ser aprovados, por escrito, pela Health Level Seven International. No entanto, você pode mencionar HL7®, FHIR® ou outras marcas registradas da Health Level Seven, desde que você use para isso a citação das marcas registradas em linguagem por extenso, o que legalmente se entende por uso razoável, ou justificado ("fair use", em inglês). Por exemplo:

  • "Nós fornecemos todo o treinamento que você precisa para cumprir a norma HL7®-FHIR®."
  • "O padrão CDA® suporta a troca eficiente de informações entre empresas".
  • "A Guia de implementação CCD® da HL7® permite que os provedores compartilhem efetivamente dados de resumo de pacientes".

Note-se que o "fair use" não se aplica aos logotipos e, portanto, todos os usos do logotipodo FHIR precisam de aprovação. Para solicitar a aprovação para usar uma marca HL7 em conjunto ou referido por um produto ou serviço, ou para usar o logotipo FHIR, entre em contato pelo email0 HL7trademarks@HL7.org.

A distinção entre o que é permitido e o que não é, é simples: pergunte a si mesmo: "Será que o que pretendo utilizar das marcas registradas da Health Level Seven refere-se a meus produtos ou serviços, ou se refere aos produtos ou serviços da Health Level Seven serviços?". No primeiro caso, o uso da marca registrada é inaceitável. No segundo caso, é aceitável, como um "fair use". A exceção é se você conseguir um consentimento prévio por escrito da HL7 International, e tal fato deve ser obrigatoriamente mencionado por você.

Se você tem alguma dúvida ou precisa de esclarecimentos, favor contatar: HL7trademarks@HL7.org para mais informações. Dúvidas em relação ao uso de marcas registradas da HL7 no Brasil devem ser enviadas para chair@hl7.org.br

Leia também as Diretrizes de Marca Registradas e os FAQs on-line, nos endereços: